Apple afirma que "sideload" de aplicativos é um risco de segurança sério

Imagem de: Apple afirma que

A Apple afirma que permitir a distribuição de aplicativos fora da sua App Store "exporia os usuários a sérios riscos de segurança".

De acordo com um relatório da empresa que argumenta contra a permissão do chamado sideload de aplicativos, os usuários ficariam expostos a uma série de problemas hipotéticos, incluindo ransomware e golpes financeiros.

Este novo relatório chega em um momento em que a Apple está sendo pressionada por reguladores e alguns desenvolvedores por causa de sua App Store.

Além disso, a empresa enfrenta uma batalha judicial com a Epic Games sobre termos injustos estabelecidos pela Apple em conteúdos de jogos.

A Epic Games revelou que pretende lançar um aplicativo concorrente, mas a Apple não permite que lojas de aplicativos de terceiros sejam baixadas de sua App Store.

Atualmente, a Apple está sob investigação na União Europeia (UE), Reino Unido e nos EUA por causa das políticas da App Store, com um número crescente de desenvolvedores se manifestando contra o chamado "imposto da Apple" no ano passado.

O Google também está enfrentando processos semelhantes e também está envolvido em uma batalha judicial com a Epic Games.

A Apple também está preocupada que a futura regulamentação da UE para os mercados digitais que pode efetivamente forçar a Apple a habilitar o sideload.

"Alguns sugeriram que deveríamos criar maneiras para os desenvolvedores distribuírem seus aplicativos fora da App Store, por meio de sites ou lojas de aplicativos de terceiros", diz o relatório.

"Permitir o sideload degradaria a segurança da plataforma iOS e exporia os usuários a sérios riscos de segurança.", acrescentou.

O relatório também afirma que permitir o sideload "exporia os usuários a golpistas que explorarão aplicativos para enganar os usuários, atacar os recursos de segurança do iPhone e violar a privacidade do usuário".

Alguns desenvolvedores questionaram o relatório, sugerindo que ele era uma escolha seletiva ou deturpava exemplos.

O chefe da Epic Games, Tim Sweeney, que faz duras críticas a Apple, caracterizou a reportagem como um "mar de mentiras".

Marco Arment, desenvolvedor dos aplicativos populares Overcast e Instapaper, disse que "a melhor coisa que a Apple poderia fazer para proteger a segurança e proteção do iOS elogiada tão fortemente no PDF de sideload [é] suspender as regras mais anticompetitivas [compras no aplicativo]".4

Via: BBC