TecFoco / Laptops / Apple adia MacBook Pro com chip M5 e modelo OLED pode atrasar mais

Apple adia MacBook Pro com chip M5 e modelo OLED pode atrasar mais

Imagem de: Apple adia MacBook Pro com chip M5 e modelo OLED pode atrasar mais

A Apple parece ter mudado os planos para os próximos modelos de MacBook Pro. De acordo com um novo relatório, a empresa deve deixar para o início do ano que vem o lançamento do MacBook Pro com o novo chip M5.

Com isso, o modelo mais moderno, que virá com chip M6 e tela OLED, provavelmente vai atrasar ainda mais. Quem trouxe essa informação foi o analista Mark Gurman, da Bloomberg, que costuma acertar bastante sobre os planos da Apple.

Segundo ele, a empresa não vai lançar nenhum novo Mac com chip M5 ainda este ano. Os novos MacBook Pro e MacBook Air com esse chip devem chegar só na primavera de 2025 (entre março e junho).

Essa notícia muda o que o próprio Gurman tinha dito antes, já que ele acreditava que o MacBook Pro com chip M5 seria lançado no fim de 2024.

Para se ter uma ideia, os modelos atuais com chip M4 foram lançados em outubro do ano passado. Isso mostra que a Apple pode estar se afastando da tradição de lançar novos MacBooks todo ano.

Além do MacBook Pro com chip M5, também se esperava que a Apple lançasse novos iPad Pro com esse mesmo chip agora em 2024. Mas esses iPads também estão atrasados.

Ainda não se sabe se a empresa vai mesmo lançar esses modelos, mas, se seguir o padrão dos anos anteriores, é bem possível que isso aconteça em outubro.

No ano passado, por exemplo, a Apple apresentou primeiro o chip M4 nos modelos OLED do iPad Pro, em maio. Depois, esses chips chegaram aos MacBooks em outubro.

Pode ser que a estratégia se repita com os chips M5. Apesar disso, vários produtos da Apple devem ser lançados no primeiro semestre de 2025. Veja os principais:

  • Novos MacBook Pro com chip M5
  • Novo iPad Air com chip M4
  • Novo iPad básico, mais rápido
  • Novos MacBook Air com chip M5
  • Novo iPhone 17e
  • Novo monitor externo para Mac

Agora, falando sobre o MacBook Pro com chip M6 e tela OLED. Esse sim promete mudanças grandes. Além da nova tela, que deve ter cores mais vivas e melhor qualidade de imagem, o design pode ser mais fino, leve e com bordas menores.

Só que, se a Apple já vai atrasar o lançamento do MacBook Pro com chip M5, é bem provável que o modelo com chip M6 e OLED fique ainda mais para frente.

Analistas acreditam que a Apple deve guardar esse lançamento para 2026 ou até 2027, para não lançar modelos parecidos em datas muito próximas. Assim, a empresa mantém a novidade sempre atualizada por mais tempo.

Até o momento, a cadeia de produção da Apple não revelou muitos detalhes, então tudo ainda pode mudar. Mesmo assim, já é possível se preparar para esperar um pouco mais pelas grandes novidades nos MacBooks.