A Epic Games anunciou um novo aplicativo chamado RealityScan para celular que permite construir modelos 3D de objetos a partir de fotos tiradas com a câmera do telefone.
A ideia principal do RealityScan é que você possa usar o aplicativo para escanear um objeto no mundo real como uma cadeira ou sofá e transforma-lo em um modelo 3D para seu jogo ou projeto animado.
Durante um vídeo de demonstração, a Epic mostra uma pessoa usando o aplicativo e escaneando uma cadeira marrom, o resultado final é surpreendente.
O aplicativo RealityScan conseguiu escanear o objeto da vida real e transforma-lo em um modelo 3D que parece ter sido feito à mão.
Além disso, o RealityScan conseguiu inserir o objeto em uma cena com apenas alguns passos simples. No entanto, o aplicativo ainda está em fase de testes e algumas pessoas podem não ter o mesmo resultado.
Foi o que aconteceu durante testes realizados por um colunista do The Verge. Segundo o realizador dos testes, o uso do aplicativo é bastante simples e é necessário tirar pelo menos 20 fotos do objeto para escanea-lo.
Ele realizou duas digitalizações separadas de uma cadeira de mesa, mas o resultado não chegou a ter o mesmo desempenho da cadeira que a Epic apresenta em seu marketing.
Embora o resultado obtido pelos testes do The Verge sejam decepcionantes, pode haver várias razões pelas quais fizeram estas imagens parecerem mais como uma arte abstrata do que um modelo 3D.
A primeira delas a ser considerada é a câmera do iPhone 12 mini, usada para escanear o objeto, e que pode não ser boa o suficiente para realizar esta tarefa.
Além disso, o objeto pode ter sido escaneado de uma sala sem uma boa iluminação, ou as imagens não foram capturadas de ângulos corretos.
Pode haver outras razões que influenciaram no resultado do teste, também não podemos esquecer que aplicativo está em versão beta, disponível apenas para 10 mil usuários da plataforma TestFlight da Apple.
Ainda assim, o RealityScan continua sedo uma grande promessa de um aplicativo para para criar modelos 3D usando apenas um smartphone.
A Epic planeja lançar uma versão antecipada do aplicativo RealityScan para iOS até o fim de junho, e uma versão para Android até o final do ano.
Via: The Verge