A NVIDIA acaba de lançar uma grande atualização para o seu aplicativo, trazendo novas funcionalidades para a comunidade gamer.
Dentre as principais novidades estão o ajuste automático de GPU com apenas um clique, overclock simplificado, gravação em AV1 a 120 FPS, além novos recursos para o G-Assist.
Um dos recursos mais pedidos pelos usuários era a capacidade de realizar ajustes e overclock na GPU de maneira automatizada e simplificada.
Durante a Computex, a NVIDIA finalmente atendeu a esse pedido, apresentando a função de ajuste automático de GPU com um clique.
Essa atualização está disponível no aplicativo NVIDIA, que ainda se encontra em fase BETA, mas já consegue atender as necessidades de muitos dos clientes da marca.
Ao acessar o aplicativo, os usuários podem encontrar o utilitário de ajuste na guia de Desempenho do painel do Sistema.
Lá, são exibidas diversas estatísticas da placa gráfica e outros componentes do PC, como clock, potência, temperatura, voltagem, clock da VRAM, utilização da GPU e da CPU, e velocidade do ventilador.
Abaixo dessas estatísticas, há a chave de "Sintonizador Automático", que ao ser acionada encontrará as melhores configurações de overclock para a GPU, mantendo o desempenho de forma consistente.
O processo de ajuste automático leva cerca de 20 minutos e pode ser pausado se houver carga de trabalho em segundo plano, como um jogo em execução. Após a conclusão, o usuário recebe uma lista com os ajustes feitos, baseados nos limites de desempenho da GPU.
Esses limites permitem ajustes na tensão máxima, potência e temperatura alvo. Também é possível definir a velocidade do ventilador em modo automático ou manualmente.
Em testes realizados pelo WccfTech, os ajustes se mostraram rápidos e eficientes, como, por exemplo, um aumento de118 MHz para a GPU e200 MHz para a VRAM, tudo isso sem exigir conhecimento técnico avançado.
Ajustes e segurança
Um ponto importante é que, apesar de o overclocking poder tornar o sistema instável, o sintonizador do aplicativo NVIDIA foi projetado para evitar danos à GPU e não anular a garantia.
Isso significa que os usuários poderão usar esta função para aumentar o desempenho de suas GPUs NVIDIA sem preocupar em perder a garantia ou danificar o hardware.
Outro destaque é o G-Assist, uma tecnologia usada para realizar ajustes dinâmicos e em tempo real tanto para a GPU quanto para os jogos.
Em uma demonstração, a NVIDIA mostrou como o G-Assist pode ajudar a atingir um limite específico de FPS, como garantir que o FPS nunca fique abaixo de 50.
Essa ferramenta ajusta a GPU para manter esse desempenho. Além disso, o G-Assist pode executar outras tarefas, como definir metas específicas de clock ou reduzir a potência da GPU em 50W.
A versatilidade do G-Assist abre várias possibilidades de uso, também pode ajustar automaticamente as configurações dos jogos.
Por exemplo, pode otimizar o jogo para rodar mais rápido ou para ter uma melhor qualidade visual, de acordo com a preferência do usuário.
Porém, nem todos os jogos podem ter suporte ao G-Assist, já que isso dependerá da integração feita pelos desenvolvedores.
Gravação AV1 a 120 FPS
Por fim, esta nova atualização inclui a possibilidade de gravação em AV1 a 120 FPS para os proprietários de GPUs GeForce RTX 40.
Este recurso permite gravar vídeos em taxas de quadros mais altas e traz suporte HDR. A eficiência do codec AV1 possui uma codificação até 40% mais eficiente em comparação com o H.264.
Durante a demonstração, a NVIDIA apresentou comparações entre gravações em 4K H.264 e 4K AV1 do jogo Horizon Forbidden West, onde o AV1 mostrou uma fidelidade visual superior.