A grande novidade do mundo dos games nesta semana foi, sem dúvida, o aumento no preço do Game Pass, anunciado pela Microsoft.
Para quem ainda não está por dentro, o Game Pass para console deixará de ser uma opção para novos assinantes. Além disso, o preço anual do Core subiu de R$ 199,99 para R$ 249,99; a assinatura mensal do PC Game Pass foi de R$ 29,99 para R$ 35,99; e o Ultimate agora vai custar R$ 59,99, em vez de R$ 49,99.
Para completar, um novo nível "Standard" foi lançado, oferecendo apenas multijogador online e cerca de 25 jogos do catálogo anterior. Este novo plano ainda não tem preço no Brasil.
A Microsoft tem sido um tanto vaga sobre essas mudanças. Durante a disputa judicial contra a Federal Trade Commission em relação à fusão com a Activision Blizzard, os advogados da empresa afirmaram em junho passado que não haveria aumento de preços após a fusão.
No entanto, em setembro, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, admitiu que um aumento seria inevitável em algum momento.
Muitos fãs já esperavam um aumento no preço com a adição de Call of Duty ao catálogo, o que parece estar prestes a acontecer. Mas será que essa é a decisão certa? E devemos esperar mais mudanças em breve?
O WccfTech conversou com Rhys Elliott, analista de jogos da MIDiA Research, para entender melhor o cenário atual do Xbox Game Pass.
Ele compartilhou sua visão falando que o Xbox já atingiu o máximo de sua base de assinantes no console e agora busca maximizar a receita média por usuário pagante (ARPPU) e atrair novos assinantes com preços mais altos.
Segundo Elliott, a chegada de Call of Duty torna o momento do aumento adequado, e é esperado que outros aumentos de preços aconteçam no futuro.
Ele também disse que o aumento no preço do PC Game Pass indica que o crescimento está se estabilizando nessa plataforma, e atrair jogadores de PC do Steam é um grande desafio para a Microsoft.
Elliott explicou que o novo nível Standard é basicamente uma versão ampliada do Game Pass Core, com uma biblioteca maior de jogos, mas sem títulos first-party no lançamento.
Essa mudança visa transitar usuários do Core para o Ultimate, além de incentivar alguns assinantes do Ultimate a comprarem novos jogos premium, aumentando novamente a ARPPU.
No final das contas, essas mudanças refletem a estratégia do Xbox de vender mais para os fãs do Ultimate e aumentar a ARPPU antes de investir fortemente no mercado móvel e na nuvem.
Elliott também mencionou que a Microsoft está focada em crescer fora dos mercados de PC e console, que segundo ele, já estão próximos da saturação.
O analista está certo ao mencionar o foco no mercado móvel. A Microsoft planeja lançar sua loja móvel do Xbox via Web ainda este mês, tentando expandir seu mercado para jogos.
Em uma nota mais positiva, além de Call of Duty, outros jogos da Activision Blizzard estão chegando ao Game Pass, incluindo Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, Spyro Reignited Trilogy e Tony Hawk's Pro Skater 1+2.