A Microsoft anunciou que os novos sistemas OEM com Windows 11 24H2 não terão mais suporte para processadores Intel Core de 8ª, 9ª e 10ª geração.
Essa mudança não afeta diretamente usuários que já possuem máquinas com esses chips, mas pode influenciar a compra de novos computadores no futuro.
Na prática, agora os fabricantes de PCs (OEMs) precisarão seguir novas diretrizes da Microsoft e adotar processadores mais recentes, a partir da 12ª geração da Intel.
Essa decisão significa que novos dispositivos vendidos com Windows 11 24H2 não poderão contar com chips das gerações anteriores, o que pode limitar opções no mercado de computadores pré-montados.
Porém, se você já tem um computador com um desses processadores, ainda poderá continuar recebendo atualizações e patches de segurança normalmente, segundo o Windows Latest.
O bloqueio ocorre apenas para novos dispositivos OEM que serão lançados daqui para frente. Segundo a empresa, a escolha está relacionada a critérios de segurança e confiabilidade.
A Microsoft quer garantir que os processadores compatíveis atendam aos seus padrões para rodar o Windows 11 24H2 de forma eficiente e segura.
Apesar disso, a decisão surpreende, já que CPUs da 8ª, 9ª e 10ª geração possuem suporte ao TPM 2.0, um dos requisitos básicos para o sistema operacional.
Essa política pode ser vista como um incentivo para fabricantes e consumidores adotarem tecnologias mais modernas e assim garantir melhor desempenho e suporte para recursos futuros.
Windows 11 recebe suporte a mais processadores AMD
Apesar da Microsoft ter retirado o suporte para algumas gerações da Intel, novos modelos foram adicionados à lista de compatibilidade, principalmente processadores AMD das séries 8000. Confira alguns dos modelos aprovados:
- AMD Ryzen 7 8700G
- AMD Ryzen 5 8500G
- AMD Ryzen 5 8600G
- AMD Ryzen 7 PRO 8700G
- AMD Ryzen 5 PRO 8600GE
- AMD Ryzen 7 PRO 8840HS
- AMD Ryzen 7 PRO 8945HS
Esses chips foram projetados para melhor eficiência energética e desempenho aprimorado no Windows 11 24H2. Se seu computador já tem um processador Intel de 8ª, 9ª ou 10ª geração, não se preocupe.
Você continuará recebendo atualizações normalmente. A restrição afeta apenas novos sistemas OEM, ou seja, fabricantes não poderão mais lançar computadores novos com esses chips e o Windows 11 24H2 pré-instalado.
Para quem pretende comprar um novo PC, o recomendado é optar por um processador Intel de 12ª geração ou superior para ter suporte total às versões futuras do Windows 11.