A Microsoft lançou recentemente a versão 0.5 do Project Reunion, a primeira versão pronta para produção e a primeira versão completa do Project Reunion.
O Projeto Reunion 0.5 tem como objetivo unificar as APIs das plataformas de aplicativos Win32 (desktop) e UWP (Plataforma Universal do Windows).
separando-as do sistema operacional Windows 10 e disponibilizando-as sem a necessidade de esperar atualizações de novos recursos do sistema operacional.
"Nosso objetivo é expandir o Project Reunion para fornecer uma versão moderna, simples e acessível de grande parte do poder da plataforma de aplicativos do Windows", explica a equipe em documentação README no GitHub.
"Conforme seu aplicativo usa mais funcionalidades do Project Reunion, ele estará pronto para destinos adicionais, como empacotamento, identidade, AppContainer e outras edições futuras do Windows. Depender das APIs do Project Reunion significa que assumimos o trabalho de manter essas APIs funcionando conforme o Windows evolui. Ficar dentro da superfície da API do Project Reunion garante que seu aplicativo possa abordar a mais ampla variedade de edições e lançamentos do Windows, usando a funcionalidade atualizada.", acrescenta.
De acordo com a Microsoft, o projeto se concentra em ajudar a comunidade de desenvolvedores a tornar os aplicativos para desktop mais fáceis de se construir.
A versão 0.5 do projeto oferece suporte de nível inferior para o Windows 10 versão 1809 com a capacidade de usar o Project Reunion com um aplicativoNET 5.
Além disso, traz WinUI 3 e WebView2 para desenvolvimento de IU moderno e compatível, tudo com suporte de nível de produção ao usar aplicativos empacotados.
Com o Project Reunion 0.5, "você obtém acesso a tecnologias modernas do Windows e novos recursos, além do melhor dos recursos existentes do Desktop (também conhecido como Win32)", escreveu a Microsoft em um post de blog anunciando o lançamento.
O Project Reunion 0.5 ainda oferece suporte a aplicativos empacotados, que usam MSIX como método de implantação.
No entanto, não é possível construir aplicativos não empacotados ainda, mas a empresa planeja oferecer este recurso como pré-lançamento ainda este ano.
A inclusão mais notável para o lançamento do Project Reunion 0.5 é o WinUI 3, que é a expansão dramática da biblioteca de controles do WinUI 2 em uma estrutura UX completa e autônoma de ponta a ponta.
A versão do WinUI 3 enviada com este lançamento é a primeira versão adequada para aplicativos de produção e é compatível com versões futuras.
Com o WinUI 3, agora você pode criar aplicativos da área de trabalho que podem ser publicados na Microsoft Store. Atualmente, existem dois métodos suportados para a criação de um aplicativo WinUI 3:
- Criando um novo aplicativo WinUI 3 Desktop do zero;
- Migrando seus aplicativos de área de trabalho existentes para WinUI 3 adicionando um novo projeto WinUI 3 à sua solução e ajustando ou refatorando sua lógica.
A maioria dos recursos introduzidos em versões de visualização anteriores agora foram estabilizados para uso em aplicativos de produção, incluindo, mas não se limitando a:
- Capacidade de criar aplicativos de desktop com WinUI, incluindoNET 5 para aplicativos Win32;
- Controle WebView2 baseado em Chromium;
- Suporte de barra de título personalizada;
- Suporte ARM64;
- SwapChainPanel.
Como esta é uma versão estável, os recursos de visualização foram removidos desta versão do WinUI 3, incluindo o suporte para a construção de aplicativos UWP.
No entanto, você ainda pode acessar esses recursos usando a visualização anterior do Project Reunion 0.5. O Projeto Reunion 0.5 também está em processo de integração a várias outras tecnologias importantes de ecossistemas.
Algumas das tecnologias de parceiros da Microsoft são Windows Community Toolkit (Microsoft), Uno Platform, Telerik, Syncfusion, DevExpress, componentes de serviço da GrapeCity, Infragistics e Actipro Software.
A Microsoft também planeja lançar o Project Reunion 0.8 nos próximos meses e o Project Reunion 1.0 ainda este ano, com uma série de versões prévias que serão lançadas junto com essas versões estáveis.
Para começar a usar o Project Reunion em seus aplicativos, você pode ler Get started with Project Reunion ou acessar o GitHub do projeto.