Os iPhones atingiram uma participação de 50% no mercado dos EUA, ultrapassando os telefones Android pela primeira vez desde 2010, de acordo com um relatório da Counterpoint Research.
O relatório afirma que o número de iPhones usados por pessoas nos EUA ultrapassou a marca de 50% no segundo trimestre de 2022, a maior participação registrada desde que foi lançado originalmente em 2007.
Outras 150 marcas de celulares que usam o sistema operacional Android do Google, lideradas pela Samsung e Lenovo ocupam o restante da participação de mercado.
Segundo a Counterpoint Research, aparentemente as grandes mudanças do iOS da Apple foi o principal fator que causou uma forte migração de usuários do Android para dispositivos iOS.
"Os sistemas operacionais são como as religiões – nunca mudanças significativas. Mas, nos últimos quatro anos, o fluxo foi consistentemente do Android para o iOS. Este é um grande marco que podemos ver replicado em outros países ricos em todo o mundo", disse o diretor de pesquisa da Counterpoint, Jeff Fieldhack.
O relatório afirma que a Apple alcançou este objetivo com base no número de smartphones em uso, conhecido como "base instalada ativa" e chamado de "o motor da nossa empresa" pelo chefe de finanças da Apple, Luca Maestri.
"A base instalada ativa leva em conta os milhões de pessoas trazidas para o ecossistema da Apple através do mercado de telefones usados, bem como aqueles que usam iPhones adquiridos anos atrás", menciona o relatório da Financial Times.
Enquanto o iPhone da Apple foi lançado em 2007, os telefones Android surgiram em 2008 como o sistema operacional dominante ultrapassando o iOS em 2010 com as vendas de telefones dominadas por marcas como Nokia, Motorola, Windows e Blackberry.
Aparentemente a última grande participação de mercado dos iPhones foram registradas em 2010, mas não chegou nem perto de 50%. Em 2018, o Android registrou sua maior participação de todos os tempos, com 77,32% do mercado global.
No entanto, em janeiro de 2022 a representatividade dos smartphones Android caíram para 69,74%, enquanto os iPhones tiveram um crescimento internacional de mais de 25%, um aumento de 20% em quatro anos.
"A perda de participação de mercado do Android se resume ao aumento da concorrência no espaço do sistema operacional. Uma olhada nos dados mostra que o iOS ganhou 6% entre julho de 2018 e janeiro de 2022", disse a especialista em finanças da StockApps, Edith Reads.
"De 19,4% na época, a Apple aumentou sua participação no mercado de sistemas operacionais para 25,49%. Outros desenvolvedores de SO de pequena escala respondem pelos 1,58% restantes que o Google descartou", acrescentou.
Em 2020, o número de iPhones no mercado global ultrapassou 1 bilhão de dispositivos. Desde então, a Apple continua dominando o mercado de smartphones Premium em muitos países com cerca de 57% das vendas neste segmento.
A próxima geração do iPhone já está a caminho e promete esquentar ainda mais o mercado de smartphones com a série iPhone 14 pronta para ser apresentada amanhã, dia 7 de setembro.
Via: Financial Times