Apple removerá aplicativos desatualizados da App Store

Imagem de: Apple removerá aplicativos desatualizados da App Store

A Apple iniciou um processo de repressão a aplicativos disponíveis na App Store que não recebem atualizações há um tempo considerável.

De acordo com um e-mail da empresa enviado aos desenvolvedores afetados, os aplicativos da App Store que não foram "atualizados em um período significativo de tempo" serão removidos em até 30 dias após o aviso.

"Você pode manter este aplicativo disponível para novos usuários descobrirem e baixarem na App Store enviando uma atualização para revisão em 30 dias. Se nenhuma atualização for enviada em 30 dias, o aplicativo será removido da venda", diz o e-mail da Apple intitulado como "Aviso de melhoria de aplicativos".

A Apple não deixou claro o que considera "desatualizado", como por exemplo, se isso é baseado no tempo decorrido desde a última atualização, ou se diz respeito à compatibilidade do aplicativo com a versão mais recente do iOS.

Essas novas mudanças na App Store está causando preocupações aos fabricantes de aplicativos iOS que expressaram seu descontentamento nas redes sociais.

"Estamos implementando um processo contínuo de avaliação de aplicativos, removendo aplicativos que não funcionam mais como pretendido, não seguem as diretrizes de revisão atuais ou estão desatualizados", diz a página de melhorias da App Store.

A Apple acabou de me enviar um e-mail dizendo que estão removendo meu jogo gratuito Motivoto porque tem mais de 2 anos. Faz parte do sistema de melhoria de aplicativos deles. Isso não é legal. Jogos de console de 2000 ainda estão disponíveis para venda. Esta é uma barreira injusta para os desenvolvedores independentes, disse o desenvolvedor do jogo Motivoto pelo Twitter.

A maior parte dos aplicativos afetados não recebem atualizações há pelo menos dois anos. No entanto, os aplicativos que foram baixados antes das novas mudanças da Apple, permanecerão nos dispositivos dos usuários.

Há alguns dias atrás, a Google Play Store também começou a limitar a visibilidade de aplicativos desatualizados que "não visam um nível de API dentro de dois anos da última versão principal do Android".

Via: The Verge