Hackers misteriosos roubam dinheiro e doam para instituições de caridade

Hackers misteriosos roubam dinheiro e doam para instituições de caridade

Um misterioso grupo de hackers identificado como "Darkside" realizou doações com dinheiro roubado em forma de bitcoin a duas organizações de caridade.

Os hackers afirmaram ter extorquido milhões de dólares de grandes corporações lucrativas por meio de um ataque de ransomware, em um post na Dark Web, o grupo disse que deseja "tornar o mundo um lugar melhor".

No post, o grupo de hackers chamado Darkside postou dois recibos de US $ 10.000 em doações de bitcoin, cada um feito para duas instituições de caridade: Children International e The Water Project.

Além disso, eles também publicaram imagens de recibos de impostos que receberam em troca das doações para as instituições.

A BBC revelou algumas postagens feitas pelo grupo em um blog na Dark Web em 13 de outubro, como esta, "Achamos que é justo que parte do dinheiro que as empresas pagaram vá para a caridade."

Em outra postagem o grupo ainda fala, "Não importa o quão ruim você ache que nosso trabalho é, temos o prazer de saber que ajudamos a mudar a vida de alguém."

A Children International é uma organização humanitária global sem fins lucrativos que ajuda as crianças a quebrar o ciclo da pobreza.

Além de apoiar crianças, famílias e comunidades na Índia, Filipinas, Colômbia, Equador, Zâmbia, República Dominicana, Guatemala, Honduras, México e Estados Unidos.

De acordo com a BBC, a Children International não ficará com o dinheiro. "Se a doação estiver vinculada a um hacker, não temos intenção de mantê-la", disse um porta-voz da Children International.

O Projeto Water, que fornece projetos de água confiáveis para comunidades na África Subsaariana que sofrem com a falta de acesso a água potável e saneamento adequado, ainda não respondeu sobre o assunto.

Aparentemente, os hackers doaram o dinheiro pela plataforma de doação de bitcoins e criptomoedas chamada The Giving Block.

Este serviço com base nos Estados Unidos ajuda os usuários a aproveitar as vantagens do "enorme incentivo fiscal para doar Bitcoin e outras criptomoedas diretamente para organizações sem fins lucrativos".

A The Giving Block disse à BBC que não sabia que essas doações eram feitas por cibercriminosos. "Ainda estamos trabalhando para determinar se esses fundos foram realmente roubados.

Caso seja comprovado que essas doações foram feitas com fundos roubados, é claro que começaremos o trabalho de devolvê-los ao legítimo proprietário".

A empresa não esclareceu se devolveria o dinheiro roubado ao grupo Darkside ou se o devolveria às vítimas dos cibercriminosos.

The Giving Block, que também defende as criptomoedas, acrescentou: "O fato de eles usarem criptografia tornará mais fácil, e não mais difícil, capturá-los".

Fonte: BBC News